domingo, 3 de novembro de 2013

EAD no Brasil e no Mundo - Notícias recentes.

Site Universia em 11 de maio de 2013.

Pesquisa: educação à distância tem menos credibilidade que presencial

Pesquisa entrevistou 10.586 pessoas em 9 países, incluindo o Brasil. Questionados sobre o motivo para isso, 37% afirmaram que o vínculo pessoal professor-aluno é vital. Além disso, 27% acreditam que há uma suposta má qualidade acadêmica e 25% acreditam que isso acontece por preconceito. A falta de conhecimento a respeito da nova modalidade de ensino foi apontada por 11% como o motivo para o cenário adverso.


Site do Estadão de 11 de junho de 2013.

USP lança primeiro curso virtual gratuito de nível superior da América Latina. Cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma do portal Veduca; as duas disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística.


Site do Estadão de 103 de julho de 2013.

Depois de sucesso nos EUA, cursos de universidades de ponta chegam ao Brasil

Online, sem seleção e gratuitos, Moocs 'invadem' instituições brasileiras; ainda neste semestre, ao menos seis delas devem criar cursos.


A folha de São Paulo em 3 de novembro de 2013 relata que:

Um estudante universitário de uma escola como a Universidade Harvard, nos EUA, considerada a melhor do mundo, tem em média 15 horas/aula por semana. A universidade espera que o aluno se envolva em atividades de pesquisa, empresas-júnior, trabalho sociais e culturais e que faça esporte.
Com tudo isso, a formação fica completa e a grade fica cheia.

Na reunião anual de cientistas da SBPC, que neste ano aconteceu em Recife (PE), o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, discutiu o assunto e defendeu a redução da grade obrigatória de aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário